O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde.
Conseguimos ampliar a atenção básica para praticamente 100% da população brasileira; garantimos imunização e controle de um conjunto de doenças transmissíveis, reduzimos drasticamente a mortalidade infantil, aumentamos a expectativa de vida da população, há uma oferta de serviços mais complexos, como transplantes para ...
O SUS é uma política social contra- hegemônica que resiste aos golpes permanentes aplicados pelos que preferem o tratamento da doença como mercadoria, assim como a redução do papel do Estado nas políticas sociais.
O SUS é a maior política de inclusão social do Brasil. Antes dele havia uma separação iníqua entre os que tinham carteira do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e os que não tinham. O SUS colocou a saúde como direito de cidadania e acabou com a figura odiosa do indigente sanitário.
POR QUE SISTEMA ÚNICO? Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal.
Uma primeira e grande conquista do Movimento da Reforma Sanitária foi, em 1988, a definição na Constituição Federal (CF) relativa ao setor saúde. O Art. 196 da CF conceitua que "a saúde é direito de todos e dever do Estado(...)". Aqui se define de maneira clara a universalidade da cobertura do Sistema Único de Saúde.
Então vamos lá.