O sal de cozinha, ou cloreto de sódio, é um verdadeiro mata-borrão, atraindo as gotículas de água que estão no ar. Por isso, nos dias úmidos, as partículas dentro do saleiro se juntam, transformando-se em flocos, e fica praticamente impossível tirá-las de lá. O arroz também atrai o excesso de água.
Assim que você perceber que seu saleiro está úmido, coloque o sal dentro de um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Depois, coloque o sal de 20 a 30 segundos para esquentar. Retire o recipiente, dê uma leve mexida e veja se ele precisa de mais alguns segundos. Aí é só devolver o sal de volta para o saleiro e usar!
Um truque clássico para remover a umidade do sal com eficiência é o arroz. Por conter muito amido, o arroz acaba sugando toda a água e impedindo a umidificação. Para isso, coloque algumas colheres de arroz no seu saleiro - pode deixar os grãos lá por muito tempo, que o seu sal nunca ficará úmido.
Outra forma muito eficiente e ainda mais fácil de tirar a umidade do sal, é usando o microondas. Para fazer isso, coloque o sal dentro de um recipiente (pode ser um bowl ou uma tigela) e leve ao microondas por 30 segundos. Se perceber que ainda não desgrudou, deixe por mais 30 segundos.
Calor da frigideira – Coloque todo o sal úmido em uma frigideira (antiaderente, de preferência) com fogo baixo. – Em seguida, fique mexendo por no máximo 3 minutos.
Quando o sal sobe: Caso o sal suba e saia do vidro, significa que o ambiente conseguiu ser limpo das vibrações e energias negativas.
Em vez disso, se o moedor tiver bem sujo, o truque é usar sal grosso na parte de dentro dele pra limpar, tirar a umidade e o cheiro ruim. Depois sacuda o sal grosso e limpe as partes pequenas usando um cotonete a seco. Já na parte de fora, tá liberado passar um pano úmido.
O sal, que já foi até moeda de troca de antigas civilizações, atualmente está se popularizando como terapia alternativa contra gripe, resfriado, rinite, sinusite, asma, tosse, bronquite crônica e outras doenças respiratórias.
A melhor forma de armazenar esse tempero é mantendo-o sempre em ambiente seco. Ou seja, abandone o hábito de guardar o sal na geladeira – a umidade pode comprometer a qualidade do produto. A dica do chef é, antes de armazenar, despejar todo o pacote em uma forma e levar ao forno para que ele seja levemente torrado.
– Coloque todo o sal úmido em uma frigideira (antiaderente, de preferência) com fogo baixo. – Em seguida, fique mexendo por no máximo 3 minutos. Mas mexa sem parar para que os grãos de sal não queimem, ok? Durante esse tempo você verá a mágicar acontecer: os grãos vão começar a ficar soltinhos e sequinhos!