De dia ou de noite, o grito do desconfiado quero-quero funciona como um alarme. Ele grita para qualquer barulho ou coisa estranha. Quando está protegendo seus ovos e filhotes, ele fica ainda mais corajoso. Além de gritar, dá vôos rasantes em cima de quem chega perto do ninho.
Mesmo durante a noite, mantém-se alerta e avisa de intrusos, parecendo que nunca dorme. Em alguns lugares, quem sofre de insônia diz ter dormido como um quero-quero. Fora do período reprodutivo, ocasionalmente aceita a presença de outras aves da mesma espécie, formando pequenos grupos.
Voz: "tero-tero". Esse som é emitido dia e noite.
Quero-queros defendem ferozmente seu território e são especialmente agressivos quando estão cuidando dos filhotes. Sempre que uma ameaça se aproxima, os pais emitem gritos de alerta. Ao ouvi-los, os filhotes sabem que devem permanecer abaixados, junto ao solo, para ficar menos visíveis.
Pássaros só cantam quando estão saudáveis Cantar é algo natural para algumas espécies de pássaro. Elas cantam sem precisar de treino ou de estímulo, já que elaborar belas melodias é algo comum para elas.
Qual expectativa de vida do quero quero? Eduardo Carrano: Não encontrei na literatura dados a respeito de longevidade da espécie, contudo existem exemplares de espécie anilhados a mais de 10 anos.
Como Se Livrar de Pássaros