Embora o achado ocular mais frequente seja a alteração na posição da lente, alguns pacientes podem ter esclera azul, porque a elastina é um componente escleral normal. Outras manifestações oftalmológicas incluem descolamento de retina, estrabismo, degeneração da retina e glaucoma.
As pessoas de olhos azuis têm uma mutação genética que afecta o gene OCA2 em seus cromossomos que resultou na criação de um "switch", que literalmente "desligou" a capacidade de produzir olhos castanhos. Os cientistas descobriram que essa mutação genética ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás.
O exame de fundo de olho pode identificar diversos problemas de saúde. Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Qualquer doença que atinge essas partes, em tese, pode ser identificada no exame.
A causa mais comum é o estrabismo. Quando os músculos dos olhos não conseguem alinhar os olhos de forma adequada, especialmente durante o desenvolvimento, o cérebro recebe uma imagem diferente de cada olho. O cérebro resolve esta confusão ignorando sistematicamente uma das imagens.
Seja como for, em caso de manchas azuis nos olhos do cachorro, não deixe de levá-lo ao veterinário. Lembre-se de que, quando identificadas logo no início, algumas doenças oculares podem ser facilmente reversíveis. Do contrário, podem progredir para condições mais graves, levando até mesmo à perda de visão canina.
A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis. Portanto, dois parceiros de olhos castanhos podem dar à luz um bebê de olhos azuis.
Desde então, esse traço genético foi sendo passado de forma hereditária, chegando hoje ao rosto de pelo menos 8% da população mundial.
A língua é uma grande fonte de informações sobre a saúde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (coloração, textura e odor) pode ser determinante para o diagnóstico de patologias.