Chernobilite é o nome descrito por duas fontes de mídia para formações cristalinas altamente radioativas e incomuns encontradas na usina nuclear de Chernobil após a explosão. Foi descoberto devido ao acidente nuclear de Chernobil.
A usina de Chernobyl era equipada com quatro reatores nucleares RBMK-1000, capazes de gerar cerca de 1000 MW de energia elétrica cada. Na época do desastre, a usina de Chernobyl produzia aproximadamente 10% de toda a energia elétrica consumida pela Ucrânia.
Atualmente o local do maior acidente nuclear da história é aberto à visitação de turistas, com níveis de exposição à radiação controlados. Em 2019 a HBO lançou uma série sobre Chernobyl, na Ucrânia.
Diatlov era responsável pelas Unidades Três e Quatro da usina. ... Junto com Nikolai Fomin e Viktor Briukhanov, Dyatlov foi levado a julgamento por falha em seguir regulações de segurança que levaram ao acidente. Em 1987, ele foi julgado culpado por negligência e sentenciado a dez anos de prisão.
Produzida em 2019 pela HBO, a minissérie Chernobyl tem cinco episódios. A trama conta a história da explosão da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, um dos maiores desastres já causados pelo ser humano.
A visita a Chernobyl só pode ser feita através de tours registrados pelo governo da Ucrânia. O controle é altamente rigoroso, tanto na entrada, como na saída. É como se o turista estivesse entrando em outro país, passando inclusive pela imigração. É obrigatória a apresentação do passaporte.