Origem do nome O termo Mediterrâneo deriva da palavra latina Mediterraneus, que significa entre as terras. ... Os antigos romanos o chamavam, de Mare Nostrum, que significa nosso mar (e de fato os romanos conquistaram todas as regiões, com vista para o Mar Mediterrâneo).
Na antiguidade o Mar Mediterrâneo era o principal elemento de ligação entre a Grécia, o Império Romano, o Norte da África e o Oriente Próximo, sendo um importante local onde se escoavam as mercadorias e por onde as pessoas migravam, fundando colônias (como no caso grego) e expandindo Impérios.
O mar Mediterrâneo é um mar do oceano Atlântico localizado ao norte da África, sul da Europa e oeste da Ásia. A área ocupada por esse mar é de aproximadamente 2,5 milhões de km². O Mediterrâneo é o maior mar interior do mundo, banha a Península Ibérica, Itálica e os Bálcãs.
E hoje, o mar Mediterrâneo exerce um papel vital para a circulação global da água. A evaporação infunde suas águas com uma dose extra de sal; essas águas deságuam no Atlântico e ajudam a acionar movimentos oceânicos que percorrem o mundo todo, influenciando temperaturas, padrões de tempestades e muito mais.
Na Antiguidade, os egípcios, os fenícios, os gregos e outros povos criaram grandes civilizações na região do Mediterrâneo. Eles viajavam por suas águas para comerciar com outros povos. ... Nos séculos que se seguiram, o mar Mediterrâneo continuou a servir como rota de comércio para todos os povos da região.
Era por esse mar que eles realizavam o comércio e a colonização. E misturavam sua cultura com a dos outros povos.
A pirataria e os saques já eram práticas comuns ao comércio marítimo daquela época. Por isso, algumas embarcações se deslocavam com a proteção de outros navios de guerra equipados com remos e aríetes capazes de interceptar a ação de uma embarcação pirata.
De maneira geral, eles utilizavam como rota comercial as antigas estradas romanas. Transportavam seus bens em caravanas de animais de carga e, muitas vezes, viajavam protegidos contra assaltos. No ponto de confluência das principais rotas comerciais, realizavam-se grandes feiras.