O título do livro significa "segunda lei" ou "repetição da lei" (ver o Guia para Estudo das Escrituras, "Deuteronômio"), pois, em seus sermões finais, Moisés repetiu aos israelitas muitas leis e muitos mandamentos que faziam parte de seu convênio com o Senhor.
Como se fala Deuteronômio?
Deu·te·ro·nó·mi·o o. [ Religião ] O quinto livro do Pentateuco, o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia. Grafia no Brasil: deuteronômio.
O que era o Pentateuco?
Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").
Qual a origem do título do livro de Deuteronômio?
Já a origem do título em português vêm do grego Deuteronómion que significa "segunda lei" ou "repartir a lei" inspirado pelo trecho de Deuteronômio 17:18. Quem escreveu o Livro de Deuteronômio?
Qual a frequência do livro de Deuteronômio?
Uma das características mais notáveis do livro de Deuteronômio é a frequência com que é citado em outras escrituras. Dos cinco livros de Moisés, Deuteronômio é o mais citado pelos profetas do Velho Testamento. Também é citado ou mencionado quase cem vezes no Novo Testamento.
Quais as citações do livro de Deuteronômio no Novo Testamento?
As numerosas citações do livro de Deuteronômio no Novo Testamento deixam ver a consideração em que o livro era tido logo nos primeiros dias da igreja cristã. (*veja Pentateuco.)
Quais são os versículos finais do Deuteronômio?
Nos versículos finais ( Deuteronômio 34:10-12 ), a frase "não se levantou mais em Israel profeta algum como Moisés" é uma reivindicação da autoridade da visão teológica deuteronomística e revela sua insistência que a adoração de Javé, o Deus único de Israel, é a única religião permitida por ter recebido a aprovação do maior dos profetas.