Mestres em encolher o pescoço ao máximo, até que a cabeça suma para dentro do casco, esses répteis têm na técnica uma forma eficiente de proteção mecânica, tirando a parte mais sensível do corpo da vista de predadores ou de potenciais impactos. O mecanismo, no entanto, surgiu evolutivamente com outro fim.
"A retração do pescoço poderia ter evoluído gradualmente, como uma maneira de permitir a propulsão rápida da cabeça para a frente durante a captura de presas debaixo d'água", escrevem eles. Existe um termo específico para designar esse tipo de "reciclagem evolutiva": exaptação (algo como "adaptação secundária").
Tal como acontece conosco e com muitos animais, quando o organismo de uma tartaruga não se encontra saudável, isso manifesta-se através de vários sinais, aos quais devemos estar atentos....Os principais sinais são:
Coloque-a no piso (evite carpetes, se possível) para acariciá-la. Faça carinho na cabeça. Passe os dedos pelo topo da cabeça gentilmente, evitando os olhos e o nariz. Caso o animal frequentemente erga a cabeça de boca aberta, é uma tentativa de mordida, o que significa que ele não gosta de toques aí.
Cabeça: Possui uma cabeça grande e uma mandíbula extremamente forte, com dois pares de placas pré-frontais (com uma escama inter pré-frontal) e três pares de placas pós-orbitais.
O excesso de peso numa tartaruga vê-se com forma de dobras nas patas quando ficam dentro da carapaça. Se observares que a tua tartaruga está um pouco mais gordinha do que o normal, terá de fazer dieta aumentando a proporção de vegetais!
Quanto ao banho, ele deve tomar em dias mais quentes. Para isso, você pode optar por passar um pano úmido ou apenas jogar um pouco de água morna. Porém, vale lembrar que ele só deve tomar banho em altas temperaturas ou quando estiver muito sujo.
Os sons "tipo 3f 2" e "tipo 3f 3" são sons de tartarugas adultas, enquanto o arquivo "tipo 6" representa o som de um filhote. ... Mais de 200 mil filhotes podem nascer em uma mesma noite, o que facilita a identificação e a captura das tartarugas.