O estômago encontra-se mais para o lado esquerdo do corpo, ao se deitar desse lado, impede que o ácido estomacal volte para o esôfago e, assim, gera o alívio de azia e refluxo. Portanto, quando se sentir nessas condições, evite deitar virado para o lado direito, pois tende a piorar os sintomas.
Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.
A melhor posição para dormir é de lado porque assim a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua, o que combate a dor nas costas e evita lesões na coluna. Mas para que essa posição seja benéfica deve-se usar 2 travesseiros, um no pescoço e outro entre as pernas.
"Posições de dormir refletem o subconsciente, então refletem suas emoções e o que está acontecendo lá dentro de você", explica Lillian Glass, especialista em linguagem corporal, de Beverly Hills, na Califórnia (EUA). "Ela também pode dizer muito sobre o seu relacionamento no caso de você estar dormindo com alguém."
Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.
"Não há risco, nem no caso de haver historial de doença cardíaca." As nossas anatomia e fisiologia ajudam a explicar: ao deitarmo-nos para o lado esquerdo, há uma aproximação da posição do coração à parede do tórax, o que faz com que as pessoas tenham uma sensação maior do batimento cardíaco.
Dormir de bruços nivela a coluna, o que pode gerar dor nas costas, e em outras áreas, e lesões. Isso acontece porque é nessa região onde se encontra maior parte do peso.