Os motivos para esse tipo de cancelamento são diversos e, neste caso, é necessário entrar em contato com a operadora do cartão para entender o que causou a não aprovação da compra. Um motivo comum, por exemplo, é o preenchimento dos dados de forma incorreta.
Normalmente acontece quando o cliente não recebeu a mercadoria, a mesma apresentou defeitos ou não houve a prestação do serviço por parte do estabelecimento. O estorno pode ser feito a partir do dia seguinte em que a compra é cancelada, por isso a compra feita e o valor devolvido vão aparecer na fatura do consumidor.
Para identificar se já consta o estorno de uma compra cancelada em seu cartão, você deverá se atentar se em alguma de suas faturas consta algum crédito com o mesmo nome do estabelecimento em que a compra foi aprovada.
Nesse caso, você pode ligar para o Emissor do cartão e autorizar a compra. Você também pode tentar entrar em contato com a empresa de outra forma que preferir e que for ofertada pelo Emissor do cartão.
O comprador poderá resolver a questão que fez com que seu pagamento não fosse autorizado ou pode optar por outra forma de pagamento, como por exemplo, pagamento em boleto ou débito online. Quando o PagSeguro não autoriza o pagamento o status da compra será "Cancelada".
Um caso muito comum de cancelamento de débito automático sem aviso é quando sua conta não tem saldo suficiente para quitar a cobrança. Assim, muitas cobranças de débito automático podem ser canceladas em um mês porque sua conta não tinha dinheiro, e continuarem canceladas até você reativar o débito automático.
Estorno aparece como crédito na fatura seguinte do cartão de crédito. De qualquer modo, a restituição pode ocorrer de dois modos: na fatura atual ou na seguinte, dependendo da data do pedido do estorno. Imagine que sua fatura feche no dia 06, mas o ressarcimento só foi feito no dia 09.