São causas comuns de irregularidades no ciclo menstrual doenças como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição (anorexia/bulimia), síndrome adrenal, endometriose, doenças do útero como pólipos e miomas ou até mesmo câncer do endométrio e menopausa precoce.
Dependendo da causa, a ginecologista esclarece que a menstruação irregular pode ser tratada com:
Remédios fitoterápicos: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor são conhecidos por cortarem a menstruação.
A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a identificação do período fértil e do melhor período para engravidar. Em geral, a menstruação varia entre 21 a 35 dias para descer, e é considerada regular quando acontece a cada 28 dias.
O ciclo menstrual irregular não é sinônimo de infertilidade. A mulher pode ter mais dificuldade em engravidar por causa disso, porém não significa que ela é infértil. Nos casos em que a irregularidade é causada pela anovulação, a mulher deve consultar um médico para analisar as possibilidades de tratamento.
Como Saber se Estou Grávida Antes do Atraso?