Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.
O saldo de destruição do ataque para os americanos foi de mais de 2000 mortes e cerca de cinco navios, que afundaram, além de muitos outros que foram danificados. No Japão, o ataque a Pearl Harbor foi considerado e propagandeado como uma grande vitória da Marinha japonesa.
A consequência direta e imediata do ataque japonês a Pearl Harbor foi a declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão, ocorrida no dia seguinte, 8 de dezembro de 1941. Com isso, os Estados Unidos iniciaram sua entrada na Segunda Guerra Mundial.
Entretanto, esse ataque foi visto pelo Eixo (Alemanha, Itália e Japão) como uma grande vitória e, imediatamente após a Pearl Harbor, o Japão iniciou o ataque ao sudeste asiático. No dia 8 de dezembro de 1941, os Estados Unidos, como resposta, declararam guerra ao Japão. ... O mundo em guerra 1939-1945.
Isoroku Yamamoto Isoroku Yamamoto (山本 五十六 Yamamoto Isoroku, Nagaoka, 4 de abril de 1884 – Panguna, 18 de abril de 1943) foi um importante almirante japonês que criou os planos de ataque a Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial.
Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
O lançamento das bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, e a declaração de guerra da União Soviética contra o Japão levaram o imperador Hirohito a exigir de seu governo o fim incondicional da guerra, apesar da resistência de outros dirigentes políticos e militares.