Triste e enraivecida, a deusa explicou a Shiva a situação. Shiva concordou que agira mal e decidiu trazer Ganesha de volta à vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo voltada para o norte. ... Assim, o deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante.
O mantra de Ganesha Numa tradução simples do sânscrito para o português, seria algo como: "Eu Te saúdo, Senhor das Tropas". Para entender as particularidades do significado desse mantra, é possível estudá-lo palavra a palavra: "OM" é a invocação primordial e estabelece contato entre o praticante e Ganesha.
A imagem do Deus Ganesha é muito curiosa. Ele não é nem humano nem animal, mas sim uma junção dos dois seres. Desta forma a sua imagem é de um ser com corpo de homem com cabeça de elefante.
Para o budismo, cunhado na Índia há mais de dois milênios, o elefante é um símbolo de força da mente, e no hinduísmo, a religião majoritária, encarna Ganesh, um deus com cabeça de elefante que representa sabedoria, boa sorte e prosperidade.
Ganesha é um deus associado à música, à festa e à alegria, então uma boa maneira de agradecer a essa divindade é cantando e entoando seu mantra com alegria nos momentos em que desejar agradecê-lo. Muitos adeptos do hinduísmo costumam ofertar incensos para prestar suas homenagens e seus agradecimentos a Ganesha.
Algo também importante para a consagração da sua imagem de Ganesha é o pooja com água e leite. Neste ritual, utilize água e leite para celebrar a imagem de Ganesha e ativar o seu poder energético.