Os alunos ficam mais estimulados a fazerem melhor e se engajam no processo educativo com muito mais facilidade. ... Cada atividade gamificada pode desenvolver diferentes habilidades e competências nos alunos, tudo depende de qual o objetivo da atividade e quais estratégias você vai usar para atingir os alunos.
Dicas para Gamificar
A prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem. Ela é beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets, smartphones e computadores para aplicar conhecimentos através de atividades interativas. Isso deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente para os alunos.
Dicas para implementar a gamificação em sua empresa
Relembrando o que é gamificação Bom, resumidamente, esse conceito está relacionado à utilização de dinâmicas e mecanismos de jogos que têm com objetivo engajar os alunos, promover reflexões e estimulá-los a solucionar problemas e desafios, tudo isso com foco no aprendizado.
O objetivo principal da gamificação é qualificar e despertar a curiosidade de seus jogadores, concedendo-lhes recompensas após cada ação bem executada. Essa é a chave que faz com que a nova metodologia possa ajudar inúmeras empresas a alcançarem o sucesso, tanto nos processos quanto na qualidade dos produtos/serviços.
Como gamificar a aula
A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias. Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.
Os jogos praticados em projetos de gamificação na educação ajudam a aumentar a concentração e capacidade de foco do estudante. O senso lúdico dos jogos e os desafios que eles apresentam levam o estudante a se manter focado em resolvê-los.
A gamificação como estratégia de ensino pode ser considerada como um exemplo de ensino metodologia ativa quando o professor, por meio de regras claras (contrato didático), desafia e estimula os alunos a realizarem suas missões (tarefas) [12]