Descansar a língua é um ato involuntário, ainda mais porque ela passa boa parte do tempo nessa maneira, especialmente durante o sono. De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca.
Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
"Boca saudável significa fechamento ideal", diz o ortodontista Marcelo Kignel. Para isso, a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior. E essa tarefa nem sempre é fácil. Como a boca é muito sensível, hábitos bestas como chupar chupeta ou respirar pela boca são suficientes para desalinhar o sorriso.
Respiração: É importante se lembrar que é o seu ar que vai movimentar seus lábios, portanto você vai precisar de bastante ar para isso. Então ao inspirar, abra bem as costelas e puxe o ar como se você estivesse enchendo uma bexiga. Controle o nível de pressão do ar tentando relaxar os lábios.
A língua não é a protagonista Um bom beijo equilibra lábios e língua. Há quem beije só com a língua e a enfie direto na boca da outra pessoa, fazendo movimentos extremos e a pressionando sobre a língua da garota. Não faça isso. Equilibre os movimentos da língua com selinhos sutis, toque de lábios e respiração leve.
O gosto amargo na boca pode ter várias causas, que variam desde problemas mais simples, como má higiene bucal ou uso de alguns medicamentos, até problemas mais sérios, como infecção por fungos ou refluxo, por exemplo.
Exercício 1. Colocar a ponta da língua no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos e descolar, fazendo alguma força. É como se estivesse sugando o céu da boca com a língua. Repetir 20 vezes, 3 vezes por dia.
Numa mordida normal os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores).
- Coloque a língua no céu da boca; - Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição; - Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos; - Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.