Dormir de barriga para cima favorece a obstrução das vias aéreas, pois a língua e o palato mole são empurrados contra a garganta. Além disso, há o colapso da musculatura da faringe, fator que propicia o ronco.
Ronco é um som que ocorre quando se respira através da boca e do nariz enquanto se está dormindo. Ocorre quando há um turbilhonamento do ar que atravessa a orofaringe (região que fica na garganta atrás da base da língua), levando aos tecidos da boca, nariz e garganta a vibrar, provocando um efeito sonoro.
É mais comum do que você pensa O ronco é mais comum nos homens: cerca de 40% deles são roncos habituais em comparação com 24% das mulheres. Se um de seus pais ronca, é mais provável que você faça o mesmo, pois há um componente genético no comportamento que pode causar o ronco.
Algumas dicas simples de como parar de roncar são:
Postura e higiene do sono E é melhor ouvir: essa tática pode mesmo amenizar o barulho. "Quando estamos deitados de barriga para cima, a língua relaxa e atrapalha a respiração", explica Dalva Poyares. "Também vale evitar o álcool em excesso antes de dormir porque ele estimula o estreitamento da garganta", diz.
O tratamento do ronco geralmente envolve mudança do estilo de vida. Entre elas estão: dormir de lado; usar dilatadores nasais; perder peso; evitar álcool e cigarro; e não comer antes de ir pra cama.
Ruído produzido pela vibração do palato e das paredes da faringe ao respirar durante o sono.