Esse tipo de estria é uma consequência da falta de cuidado com a pele, logo depois do seu rompimento. Além disso, é um sinal de que a sua pele perdeu totalmente o seu poder de regeneração e que há pouca circulação sanguínea na região. Ao chegar nessa fase, as marcas de estrias podem ser superficiais ou profundas.
2. Estrias roxas. Para eliminar as estrias roxas é indicado: Esfoliar a pele: pode-se usar buchinha vegetal ou cremes esfoliantes que encontram-se nas lojas de cosméticos, farmácias e drogarias, friccionando sobre as estrias por 3 a 5 minutos, durante o banho, até 2 vezes por semana.
Dependendo da tonalidade da pele, podem se apresentar mais arroxeadas. Quando rosadas ou vermelhas, as estrias ainda estão no processo inflamatório e são consideradas recentes. Já as brancas são mais antigas, em que já ocorreu o processo de atrofia das fibras colágenas e por esse motivo não existe mais inflamação.
Com o passar do tempo as estrias vermelhas vão perdendo a tonalidade e se tornam esbranquiçadas, isso significa que esse tipo de marca já passou por um processo de cicatrização e por isso, são mais difíceis de serem eliminadas.
Mentira! As estrias surgem porque a pele foi esticada além do limite e isso pode acontecer por vários motivos: durante a gravidez, durante a adolescência, enquanto ainda estamos crescendo ou pelo famoso efeito sanfona, quando emagrecemos e/ou engordamos muito rápido. Nada disso tem a ver com seu peso.
Na verdade, são cicatrizes da derme (segunda camada da pele). Absolutamente inofensivas, elas são consideradas feias. Primeiro na cor vermelha arroxeada, elas empalidecem e tem uma aparência levemente perolada. Sua aparência é desencadeada pela falta de colágeno, cuja produção é influenciada por vários hormônios.
O Gel Mais Popular para o Tratamento de Estrias e Cicatrizes Inicialmente criado para melhorar a aparência de cicatrizes, o creme Cicatricure ficou muito popular no tratamento de estrias.
Descubra 13 formas de minimizar estrias e flacidez
Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano. É improvável que cremes, loções e géis que estão no mercado consigam que as estrias sejam mais atenuadas do que seriam naturalmente com o tempo.
- As vermelhas são mais novas, mais recentes, possuem um fluxo de sangue maior na região e ainda não romperam-se todas as camadas da pele - diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas. O especialista explica ainda que as brancas estão no estágio seguinte e definitivo. A circulação local já passa a ser deficitária.