O calendário judaico celebra a entrada do ano 5780. ... Os judeus contabilizam os meses por meio do ciclo da lua e, com base em cálculos rabínicos, levam em conta o Dia da Criação.
2 de Elul do ano 5781. 5781 (hebraico: ה'תשפ"א) é o atual ano hebraico correspondente ao período de 19 de setembro de 2020 a 06 de setembro de 2021 do calendário gregoriano.
O mês no calendário judaico Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Lua nova. Isso é uma determinação encontrada na Torá (no livro de Shemot).
A tradição judaica acredita que um dia inicie com o pôr-do-sol e termine com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o shabat se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do sábado comum.
Tishrei Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico. O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.
Enquanto muita gente comemora a chegada de 2020, há outros calendários em uso no mundo todo que indicam um ano completamente diferente. O fato é que estamos no ano de 2020 de acordo com o calendário gregoriano, que é adotado na prática pela maior parte dos países.