Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.
Na catequese-aula, o catequista-professor avalia a aprendizagem do catequizando-aluno através de provas, deveres e arguições. Nesse caso, o objetivo é avaliar a assimilação do conteúdo repassado.
Ela é uma espécie de ratificação do Batismo e assim sendo, o Espírito Santo, na visão dos católicos, lhes concede na Crisma a fortaleza necessária para continuar exercitando sua fé, vencendo os obstáculos cotidianos e buscando a purificação espiritual. ...
Para ser um bom catequista, você deve estar disposto, de corpo e alma, a ser uma pessoa de referência dentro de sua comunidade, com abertura para ser buscado, especialmente pelos mais jovens, e isso exige, antes de tudo, uma ótima desenvoltura para dialogar com os adolescentes e crianças, e ser benquisto por eles, de ...
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. ... Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
É necessário engajamento. Que esteja envolvido com a Pastoral da Catequese ou outro setor pastoral da Igreja e que queira, de coração, partilhar conhecimento para essa missão! É necessário saber sobre o tema que deseja apresentar e ter também habilidade em escrita para esse tipo de meio de comunicação (internet).
Contudo, está dicionarizada a palavra catecúmeno, «pessoa que aprende os princípios de qualquer religião ou doutrina, por catecismo» (Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), o que nos leva a supor que criação de "catequizando" tem sido dispensável.