Duelou com um dragão para salvar uma princesa ainda donzela e libertar toda uma vila. Montado em seu cavalo branco, tornou-se exemplo de coragem, fé, resistência e, principalmente, das virtudes da cavalaria. E possivelmente não existiu.
Guarda pessoal de Diocleciano – imperador responsável pela última e mais violenta perseguição aos cristãos no Império Romano –, Jorge da Capadócia renunciou à vida de soldado pela fé em Cristo, foi preso e virou mártir. Foi amarrado a uma roda repleta de espadas, jogado num caldeirão com chumbo derretido.
Jorge da CapadóciaSão JorgeVeneração porIgreja Católica Igreja Ortodoxa Igreja Anglicana Religiões afro-brasileirasPrincipal temploIgreja de S. Jorge (Lida, Israel)Festa litúrgica23 de abril e 3 de novembroAtribuiçõescavaleiro combatendo um dragão cruz de São Jorge espada
São Jorge é o padroeiro da Inglaterra. Acredita-se que foram os cruzados que, no século VIII, voltando da Terra Santa, popularizaram seu culto. Ele foi escolhido como patrono da Inglaterra no século XIV. Também foi adotado como patrono de várias outras potências medievais, como Portugal, Gênova e Veneza.
A tradição, então, diz o seguinte: Jorge teria nascido por volta do ano 280 d.C. na Capadócia, atual Turquia, e se mudou mais tarde para a região da Palestina. ... Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano.
Com o fim da era da cavalaria e o surgimento da Reforma protestante, o culto a São Jorge diminuiu. Sua festa, comemorada no dia 23 de abril, foi perdendo importância no calendário da Igreja da Inglaterra. Na década de 1960, a Igreja Católica deixou de considerá-lo santo, por não haver prova de sua existência real.
O que é Salve Jorge: Nas religiões afro-brasileiras, cada orixá corresponde a um santo católico, e "São Jorge" o "santo guerreiro" corresponde a "ogum", "o poderoso guerreiro da umbanda, dono do ferro e do fogo, que defende a lei e a ordem". ... São Jorge vence o dragão e exige a conversão do povo ao cristianismo.