Os países emergentes são aqueles que não apresentam um nível de desenvolvimento econômico elevado como os países ricos, mas que estão em crescimento acelerado e vem cada vez mais. ... Além disso, esses países também entraram em um processo de industrialização recente e apresentam alta taxa de crescimento econômico.
Em 2001, essa expressão foi criada pelo economista Jim O'Neill sob a forma de "BRIC" (sem a África do Sul) para designar aqueles países emergentes com grande capacidade de investimento e que se transformariam em potências econômicas até 2050. ...
As economias emergentes em foco O Brasil, a Rússia, a Índia e a China, acrescidos em 2010 pela África do Sul, formando o grupo dos "BRICS", são os mais proeminentes dos países com economia emergente.
Os países emergentes são responsáveis por aproximadamente 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo, ou seja, metade da produção econômica gerada no globo é responsabilidade desses países que estão em constante crescimento econômico.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado "Building Better Global Economic BRICs". Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação.
Com um capital inicial de 100 bilhões de dólares, o objetivo da instituição é ser um banco de resgate e investimento para os países do bloco. Além disso, é uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial para países que necessitem de créditos.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado "Building Better Global Economic BRICs".
Qual a importância dos países emergentes? As principais características dos países emergentes fazem com que eles assumam uma importante posição na economia global. Uma delas está relacionada com a manutenção das relações comerciais.
- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto. - Atração de capital externo para investimentos nos setor produtivo. - Aumento da instalação de filiais de grandes empresas multinacionais. - Existência de processo de êxodo rural (migração do campo para os centros urbanos).
As economias emergentes tornaram-se financiadoras do consumo e do investimento nas economias desenvolvidas. ... As tendências demográficas e os modelos de acumulação de capital e produtividade, indicam que as economias emergentes possam desempenhar um papel ainda mais destacado na economia mundial.