Os irmãos gêmeos exerciam a profissão de medicina e ficaram conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos por curarem pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Além disso, eles distribuíam doces para amenizar a tristeza das crianças doentes.
Enquanto as sete crianças comem, sem talheres, só com as mãos, os adultos, organizadores da festa, cantam sete cantigas para Cosme e Damião. Ao final esses meninos recebem doces, brindes e um bocado de sorrisos dos adultos que organizaram essa celebração infantil ao modo tão sincrético.
Os santos Cosme e Damião eram irmãos gêmeos. Tiveram formação em medicina. Como médicos, levavam a palavra de Jesus para os pacientes que curavam. Na Igreja Católica a festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano.
8 receitas de doces e guloseimas para celebrar São Cosme e Damião
O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, no Brasil, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados.
religião Católica Na doutrina cristã, ou seja, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens no dia 26 de setembro.
Esta sexta-feira (27) é dia de comemorar São Cosme e São Damião. Conhecidos como protetores das crianças, os santos tem duas datas celebradas no Brasil.
Em algumas tradições Cosme e Damião são os filhos gêmeos de Xangô e Iansã, irmãos de Dou, Alaba, Crispim, Crispiano e Talabi. Representam pureza, inocência e bondade. Com isso, os umbandistas realizam uma grande cerimônia dedicada a eles no 27 de setembro.
No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. ... São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças.