É um animal de pelagem longa e lanosa, domesticado para a utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro. ... Foram domesticadas pelo povo inca, tendo sido muito importantes para o desenvolvimento desse povo. As lhamas vivem na cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas.
Animal doméstico nos Andes, a lhama ainda é exótica em terras brasileiras. Da mesma família dos camelos, elas vivem entre 18 e 25 anos, têm a pelagem longa, da qual é possível extrair lã, medem entre 1,40 m e 2,40 m e podem chegar a pesar 150 kg.
Capim, cana-de-açúcar, silagem, feno e outras forragens, incluindo leguminosas, são o que o lhama gosta de comer, por ser um animal ruminante. Complemente com ração para bovinos ou equinos e ofereça sal mineral à vontade em cocho separado. Ao se tornar adulto, o lhama dobra o consumo diário de ração para 1,5 quilo.
Tenha espaço suficiente para a criação de alpacas. Você precisa ter, no mínimo, um acre de pasto para cada cinco/dez alpacas. A cerca precisa ser resistente, ter de 1 m à 1,5 m de cumprimento e, no máximo, 10 cm de distância entre uma viga e outra.
O importante é haver uma área seca e drenada, mesmo que o terreno seja íngreme ou úmido. Monte as cercas com tela e arame. Dentro de um pequeno galpão o ideal é colocar o bebedouro e o comedouro, além de um cocho para todo o tipo de Alimento e sal . O lhama é um animal ruminante.
24 anos O animal andino vive até os 24 anos, em média. Outras espécies próximas são a alpaca, a vicunha e o guanaco. Como os lhamas são rústicos, vivem em locais simples. Materiais que existem na propriedade podem ser usados para montar um abrigo.
Hoje, à frente da empresa Lhamas Brasil, em Campina Grande do Sul (PR), Santos tem uma criação com pouco mais de cem animais e vende cerca de 15 filhotes do bicho por mês. Cada um custa R$ 7.500.
Por isso, é possível ter uma alpaca de estimação. A Renata me contou que é um bicho fácil de educar e que, por enquanto, vive dentro de casa com ela. ... A alpaca de estimação da minha amiga veio de um criador brasileiro, que também tem lhamas e alpacas de outras cores, como branco e caramelo.
Alimentação - O lhama é um animal ruminante. Gosta de forragens, que podem ser cultivadas em pequenas áreas. Seus alimentos preferidos são capim, cana-de-açúcar, silagem, feno e outros.
Assim como as vagas, as lhamas se alimentam de grama e plantas e são ruminantes, ou seja, regurgitam o alimento quando ele está semi-digerido para voltar a mastigá-lo. As lhamas foram domesticadas há cerca de quatro mil anos pelos povos pré-colombianos e até hoje são extremamente importantes para os povos andinos.