Copacabana: O nome tupi "Sacopenapã", que significa "o barulho e o bater de asas dos socós", era como a Princesinha do Mar era conhecida inicialmente.
No lugar da faixa de areia, o banhista está se deparando com grandes pedras expostas, canos e vergalhões enferrujados para fora, além de lixo, gigogas e canos que saem da mureta dos quiosques direto para a água.
Copacabana faz 120 anos e ganha de presente declarações de amor | Rio de Janeiro | G1. Cariocas e estrangeiros não poupam elogios para o bairro. Copacabana Palace e Túnel Velho ajudaram na expansão da região.
No século XVII, comerciantes bolivianos e peruanos de prata trouxeram uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana para a praia do Rio de Janeiro que na época se chamava Sacopenapã. Construíram uma capela em homenagem à santa e logo a capela passou a designar a praia e o bairro.
No decorrer das décadas de 1930, 19, a praia viveu seu período áureo, quando tornou-se a praia mais frequentada da cidade, suplantando a Praia do Flamengo e recebendo a alcunha de "princesinha do mar".
Os cariocas costumam dizer que a Barra da Tijuca é uma outra cidade. Ok, realmente é longe do agito da Zona Sul (cerca de 45 minutos de carro), mas a região cresceu, está lotada de bons restaurantes, a praia é mais tranquila do que no Leblon, Copacabana ou Ipanema e tem ótimos shoppings.
A aparencia de Copacabana hoje em dia, em 2010 é praticamente semelhante à que tinha ao final dos anos 60, quando as casas e sobrados já haviam dado lugar ao edifícios de apartamentos. Por volta de 1960 o bairro já estava todo tomado por edifícios, e em relação ao todo, muito pouco foi construído depois.
sexta-feira, 12 de junho de 2020. Bairro da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, internacionalmente conhecido, com praia, opções gastronômicas, circuito cultural, boemia e palco de grandes eventos, Copacabana é um dos principais cartões – postais do Brasil.
Rio de Janeiro Copacabana/Cidade
Sobre a origem do nome Copacabana há algumas versões: uma da língua quíchua, falada pelos Incas e que significa "lugar luminoso", "praia azul", "mirante azul". Já a outra possibilidade vem da língua aimará, da Bolívia e significa "vista do lago".