Um dos motivos para a abertura do processo de cassação é dirigir com a CNH suspensa. Portanto, já se deve ter em mente que ter sido punido com a suspensão do direito de dirigir é um dos caminhos para ter a CNH cassada, se houver negligência do condutor com o cumprimento do tempo de suspensão.
Uma CNH pode ser cassada nos seguintes casos: Dirigir com a CNH suspensa; Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias; Dirigir sem a Permissão para Dirigir (carteira provisória);
A cassação da CNH é a penalidade mais grave prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. O condutor penalizado fica 2 anos sem dirigir, e precisa passar por todo o processo de habilitação novamente após esse período para recuperar o documento de habilitação.
A CNH cassada deixa de ter validade, fazendo com que o condutor perca seu direito de dirigir. Já o documento suspenso fica retido por determinado período e é entregue ao condutor depois de cumprido o prazo de suspensão, mediante aprovação em curso de reciclagem.
Veja como recuperar CNH cassada ou suspensa Feito isso, basta que você se dirija a um dos postos Detran e solicite um curso de reabilitação, oferecido gratuitamente na instituição. Ou então inicie um curso de reabilitação em um CFC – Centro de Formação de Condutores.
De acordo com o Art. 162 do CTB, dirigir com o documento cassado configura infração de natureza gravíssima, multiplica por 3 o valor da multa a ser paga (R$ 880,41) e, ainda, determina o cumprimento de uma medida administrativa.
12 meses Atenção: o período de 12 meses começa a partir da primeira infração cometida. Ou seja, não significa exatamente de janeiro a janeiro. Caso a suspensão ocorra em maio, por exemplo, ela vai até maio do ano seguinte.
Como já citamos, o período máximo em que o condutor pode ficar com a CNH suspensa é de no máximo 12 meses. A cassação, todavia, ocorre num período de dois anos. ... O motorista que está suspenso não pode dirigir, pois, ao ser flagrado, terá sua carteira de habilitação cassada.
A cassação da CNH A penalidade é aplicada nos casos de reincidência de infrações que causam suspensão direta, se estas acontecerem no período de um ano após a primeira suspensão. Além disso, se o condutor suspenso conduzir qualquer veículo, ele também estará sujeito à cassação da CNH.
dois anos SP), começa a contagem do prazo da penalidade de cassação. Durante esse período, o motorista não pode dirigir, emitir 2ª via da habilitação nem renová-la. Atenção! Após o cumprimento do prazo de cassação, que é de dois anos, o motorista poderá iniciar seu processo de reabilitação, se quiser voltar a dirigir.