Sentir incômodo com ruídos excessivamente altos é natural. Contudo ter intolerância a barulhos comuns do dia a dia não é. Essa sensibilidade ao som é conhecida com hiperacusia e causa transtornos na vida de quem sofre com a condição. A hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade.
Fugir do local do barulho; Evitar algumas atividades devido a pequenos barulhos, como não ir comer fora para não ouvir pessoas mastigando; Reagir de forma exagerada a um barulho simples; Pedir de forma ofensiva para que o barulho pare.
Esse é o caso do verbo incomodar, que algumas pessoas utilizam erroneamente na grafia "encomodar". Nesse caso, a única forma correta de se escrever é com "i": "incomodar".
Este termo vem de miso (ódio, aversão) fonia (som). As pessoas que possuem misofonia podem sentir grande desconforto, irritação e até dor diante de alguns tipos de sons como, por exemplo, uma torneira pingando, uma pessoa mastigando, um clic de caneta, o barulho de uma máquina, etc.
Um latido de cachorro ou uma buzina de caminhão, por exemplo, podem ser suficientes para causar pânico em crianças dentro desse espectro. É como se eles escutassem todos os sons do ambiente de uma só vez sem focar a atenção em nenhum deles, provocando uma sobrecarga naquele sentido.
Os psicólogos afirmam que existe uma clara relação entre o barulho de fundo e o estresse. Para combatê-lo, alguns especialistas recomendam usar tampões nos ouvidos, organizar o trabalho de maneira que não coincida com as horas em que o barulho é mais intenso, isolar o espaço que usamos e fazer um descanso.
Como é feito o diagnóstico da misofonia, e qual especialista procurar?. Procure um otorrinolaringologista para examinar seu caso. Fazer audiometria objetivando avaliar a audição.
Incômoda é o feminino de incômodo. O mesmo que: penosa, molesta, importuna, embaraçosa.
Incomodar ou encomodar
Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.