Na cachoeira, o balaio é colocado no cantinho e as velas, uma a uma acesas ao redor. Cada participante acende manifestando seu desejo para o ano que está chegando. ... E quem passa pelo descarrego, precisa estar mentalizando os desejos para o ano que está batendo à porta.
Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.
As cachoeiras são a representação da própria divindade Oxum, expressando a pureza, a renovação, a abundância e fluidez da vida. Pelas águas se nasce, na sacralização do batismo, pelas águas se rega a terra e faz brotar a vida.
A Cachoeira está localizada na serra no caminho entre Itaipava e Teresópolis, indo por Itaipava fica no km 13 ao lado...
Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana.
Oxum Oxum (em iorubá: Oṣun), na religião iorubá, é uma orixá que reina sobre as águas doces, considerada a senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade.
As categorias de significados das águas encontradas foram: maternidade, segredo, nutriência, luz, batismo, vida e morte, balanço, limpeza e variações e nuances do tônus afetivo. Nos pontos, estes sentidos são fluidos e permeiam uns aos outros.
Na Umbanda, ela é usada como Amaci, na quartinha, no copo de firmeza do Anjo da Guarda, no batismo. Nas obrigações, as águas em copo significam energia vital e os copos que ficam atrás das portas, junto às velas, têm a função de atrair para si as energias que por ali passam, passando pela porta ou atraídas pela luz.
Localização da Cachoeira da Macumba Para chegar até a Cachoeira, pegue a estrada em direção a Teresópolis e ande 13kms a partir do centrinho de Itaipava. Ela fica em uma curva acentuada. Caso esteja vindo do Rio, você deve subir a Serra rumo à Juiz de Fora até a saída 58, sentido Itaipava.