A rotação de culturas é importante para repor os nutrientes do solo e conservar o espaço agrícola. A rotação de culturas é uma técnica agrícola que consiste na alternância planejada e previamente ordenada do cultivo de diferentes tipos de vegetais em um determinado período sobre um dado local.
A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.
Define-se como rotação de culturas uma prática agrícola que consiste em alternar em uma mesma área diferentes culturas vegetais seguindo um plano definido anteriormente. ... Um exemplo de rotação deste tipo é a que é feita entre o milho (cultura principal) e as leguminosas como a soja, o guandu, a crotalária e a mucuna.
Recomenda-se que:
O principal objetivo da rotação de culturas é promover a conservação do solo, evitando, assim, sua exaustão. Muitos são os benefícios dessa prática, como a conservação das características físicas, químicas e biológicas do solo, além de uma maior produtividade.
Uma desvantagem crítica da rotação de cultura está ligada ao fato de não cultivar a mesma cultura todos os anos. O ponto forte da rotação pode ser seu ponto fraco também, sendo que a prática é pouco adotada, muitas vezes, devido ao fato de ter que abrir mão de semear a cultura que dá maior retorno econômico.
Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola.
A utilização desta técnica visa reduzir os impactos ambientais e a exaustão do solo, que são causados, principalmente, pela monocultura, além de diversificar a renda da propriedade rural e evitar pragas, doenças e plantas daninhas.
A rotação de culturas é o processo em que se faz a alternação anualmente de espécies vegetais, em uma mesma área agrícola. Estas espécies que serão escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, finalidade para a comercialização e também para recuperação do solo.
Para uma pequena horta cultivada em casa, no jardim ou quintal, devemos dividir o espaço disponível em 3 canteiros. Se tiverem apenas um canteiro, dividam-no em 3 partes. Depois a sequência de cultivos em cada canteiro deverá seguir o sentido do ponteiro do relógio, conforme o esquema seguinte.