A origem mais provável do nome Garganta do Diabo é uma lenda. Segundo a história, o índio Tarobá se apaixonou pela jovem Naipi, prometida ao Deus Zeruboi. No dia em que os dois fugiram, o Deus Serpente retorceu o corpo sob a terra e formou uma fenda gigante. A canoa dos dois apaixonados caiu na Garganta do Diabo.
Devido à ruptura da placa continental, houve o extravasamento de lavas vulcânicas basálticas que hoje sustentam e são a base das cataratas". O formato em degraus das cataratas é consequência do derrame ou acúmulo de basalto. Segundo levantamentos, há três derrames na área das quedas d'água.
A Garganta do Diabo é a queda d'água mais abundante a fluir das Cataratas do Iguaçu, complexo que conta com 275 declives aquáticos e uma altura que atinge os 70 metros, distribuídos em torno de 2,7 Km do Rio Iguaçu. Seu formato inicial é um 'U' ao contrário, com 150 metros de largura e 80 metros de altitude.
O Parque Nacional está localizado entre o Brasil e a Argentina, por isso, é possível visitar a Garganta do Diabo dos dois lados. Pelo lado brasileiro, é preciso fazer a Trilha das Cataratas, chegando até o ponto de visão das principais cascatas. O trajeto é curto, só que possui bastantes degraus.
Construído em 1957, o viaduto em curva conhecido como Garganta do Diabo tem 296 metros de extensão e se ergue em pilares a 50 metros do solo.
Sintomas da garganta inflamada
LARINGE
80 m Garganta do Diabo/Altura
Situado na BR 158 e ligando os municípios de Santa Maria e Itaara, o majestoso viaduto em curva teve sua construção iniciada em 1950 e só foi inaugurado em 1961. O nome "Garganta do Diabo" foi dado pelos próprios trabalhadores da obra, em razão das sérias dificuldades vivenciadas durante sua construção.