E, nesse sentido, a filosofia pode ser perigosa ou subversiva, pois pode virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo. Quando surgiu entre os gregos, no século 6 a.C., a filosofia englobava tanto a indagação filosófica propriamente dita, quanto aquilo que hoje é chamado de conhecimento científico.
Aqui filosofar é viver com sabedoria. ... É nesse sentido que as sabedorias orientais são também chamadas "filosofias" Como "o filosofar propriamente dito", que teve inicio na Grécia, em torno dos séculos VI e V a.C. Por essa época, começou-se a repensar a natureza, o ser humano e as divindades com um olhar crítico.
A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais associados à existência, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente, à verdade e à linguagem. ... A filosofia se diferencia das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a processos empíricos em suas investigações.
A Filosofia pode ser perigosa porque ela nos ensina a duvidar. Ela nos ajuda a não tomar algo como verdadeiro sem que antes se faça um exame rigoso. E isso é um perigo,um risco, para aqueles indivíduos que estão querendo mentir para nós. ... Um cultivo escancarado de mentiras,intrigas,baixarias(de toda espécie) e fofocas.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
O senso comum e a filosofia se distanciam pelo fato de que ambos tem conceitos totalmente diferentes. ... Já a filosofia quer que as pessoas busquem a verdade e o conhecimento, quer que ele seja procurado por meio do pensamento, da pesquisa, da observação e do pensamento racional sobre tudo.
Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
FILOSOFIA E CIÊNCIA: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A Filosofia e a Ciência constituem áreas/campos de estudo que contribuem para o entendimento do processo de construção do conhecimento pelo homem em contextos e momentos históricos distintos.