A chamada "carne verde", de abate não inspecionado e sem refrigeração, fica mais escura após ser refrigerada porque ela fica muito exposta à umidade relativa ambiente, normalmente menor do que na câmara frigorífica, onde a UR é maior que 70%. ... Aconselhamos que a carne comercializada seja sempre inspecionada.
Cor. A carne de porco tem uma coloração rosada, a de boi tem uma cor avermelhada, já a de frango e a de peixe são brancas. Caso veja qualquer cor diferente dessas, não consuma. Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada.
A "carne verde" vem de bois e vacas criados de uma forma diferente do convencional, que envolve proteção ao ambiente e preocupação com o bem-estar do animal, desde o nascimento do novilho até o abate.
Carne bovina – atenção a coloração! A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la!
A luminosidade intensa acelera, as reações da mioglobina, contribuindo para a mudança de tonalidade da carne. A manutenção da carne em temperaturas adequadas também auxilia na preservação do estado original da mioglobina.
Portanto lembre-se de que a carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 3 dias, ou seja, 72 horas após a compra.
Toque na carne e veja a consistência dela. Pressione-a levemente com os dedos e ela deve se separar em alguns pedaços. Se ela estiver grudenta ou com textura pegajosa, provavelmente está podre.
As carnes vermelhas incluem as de vaca, de vitela, de porco, de cordeiro, de carneiro, de cavalo ou de cabra, além dos embutidos preparados com essas carnes, enquanto que as carnes brancas são as de frango, pato, peru, ganso e peixes.