Segundo Soldati (2013), o aprendizado é individual (AI), passando com o tempo a ser um aprendizado social (AS). ... Aprendizagem é a capacidade original, progressiva e contínua que o ser humano tem de se adaptar ao meio ambiente.
A aprendizagem organizacional está estritamente ligada a aprendizagem individual, que é o processo pelo qual habilidades, valores, conhecimentos ou comportamentos individuais são adquiridos ou modificados. ...
Nível individual: analisa o perfil e as expectativas, motivações, ambições, habilidades e competências de cada colaborador; Nível grupal: analisa a constituição das equipes, o papel de cada membro, a comunicação, a interação interna e a influência do líder nesse conjunto.
Já segundo Schein (1997), a principal diferença entre estas duas vertentes é que o aprendizado organizacional é o aprendizado individual e em grupos na organização. Já as organizações que aprendem são caracterizadas pelo aprendizado através da organização, como um sistema integrado.
A aprendizagem organizacional considera que todos os conhecimentos, informais ou formais, podem ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a empresa. Este conjunto de informações também pode ser utilizado para que a companhia crie seu próprio modelo de gestão.
Para que ocorra a passagem da aprendizagem individual para a aprendizagem organizacional, segundo o autor, algumas condições devem existir: (a) a comunicação deve desenvolver uma visão coletiva da realidade por meio do mútuo entendimento; (b) transparência nos processos de comunicação, que devem ser acessíveis a todos ...
A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.
A aprendizagem prática é construída com conhecimentos aplicados na na rotina de trabalho entre colaboradores, de maneira informal. Ela se relaciona com a aprendizagem individual. Com este método, os profissionais compartilham seus conhecimentos e estarão sempre aprendendo ou aperfeiçoando o que já sabem na prática.
O nível individual de comportamento organizacional busca analisar e compreender os objetivos, as expectativas e as motivações das atitudes de cada colaborador. ... Aqui também é feita uma análise das ambições, dos interesses, das percepções e das habilidades dos colaboradores em sua singularidade.
O estudo do comportamento organizacional é dividido em níveis. Os mais comuns são o individual e o grupal. No primeiro caso, a análise se concentra sobre o colaborador e seus objetivos, interesses, motivações, habilidades e competências profissionais, além de valores, percepções e atitudes.