A vaca foi possivelmente reverenciado porque os Hindus dependiam delas para consumo de leite e derivados, para lavrar os campos e por seu esterco, fonte de combustível e fertilizante. ... O hinduísmo é baseado no conceito da onipresença do Divino, e a presença de alma em todas as criaturas, incluindo os bovinos.
As vacas, por serem consideradas símbolos de mansidão, maternidade e tolerância, influenciam a experiência cotidiana de muitos indianos. Isso porque, geralmente, os animais andam livres pelas ruas, e a sua presença é, muitas vezes, reverenciada em diferentes locais do país.
No país, de maioria hindu, o vegetarianismo é generalizado. A vaca é um animal sagrado no hinduísmo, seguido por 80% dos 1,3 bilhão de indianos. Além disso, há restrições ao abate de gado na maioria dos estados.
O país tornou-se o maior criador de gado e o maior exportador de carne bovina, embora metade dessa carne seja de búfalo, que não é considerado "sagrado" e que é muitas vezes vendido ilegalmente.
A vaca é considerada um animal sagrado na religião majoritária da Índia, o hinduísmo, ao ser a "morada" dos cerca de 560 milhões de deuses que povoam seu panteão, e seu consumo é proibido e penalizado por lei em muitas regiões.
Pode comer bife na Índia? Legalmente, não. O consumo de carne, sobretudo a de vaca, é banido em 22 (dos 28) estados indianos. Os únicos estados onde consumo de carne não é banido são: Kerala, Arunachal Pradesh, Mizoram, Meghalaya, Tripura and Sikkim.
Pesquisas mostram que o consumo de carne está crescendo no mundo, inclusive na Índia, país tradicionalmente associado ao vegetarianismo e onde o abate de vacas é proibido.
Grande parte da Índia é vegetariana, pois os hindus acreditam que a vaca é um animal sagrado e optam por uma alimentação livre de carne. Por esse motivo, as proteínas indispensáveis para manter os indianos saudáveis são encontradas em frutas e vegetais, muitas vezes cultivados de forma orgânica.