Orgânico vai muito além de um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. O produto é resultado de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico e respeito ao homem. ... A certificação se concretiza por um selo no rótulo ou na embalagem do produto.
O produto orgânico, além de não utilizar agrotóxicos e fertilizantes sintéticos em sua produção, também não usa radiação ionizadora ou aditivos, seja na questão nutricional da planta ou no tratamento contra doenças e pragas. Ele também é isento de qualquer resíduo de agroquímicos prejudiciais à saúde humana e animal.
O objetivo é fornecer a localização de estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos certificados, como feiras, restaurantes ou pontos de venda direta, de forma a facilitar o acesso dos consumidores. ... Os dados são conferidos, bem como a certificação dos produtos orgânicos do estabelecimento.
Alimentos orgânicos são cultivados sem pesticidas artificiais, fertilizantes e herbicidas. ... Alimentos naturais são aqueles livres de ingredientes sintéticos, artificiais ou aditivos.
Além de legumes, frutas e verduras, a lista de orgânicos inclui carnes (de boi, porco, frango…), ovos, laticínios, itens industrializados variados, maquiagem e outros artigos de beleza, produtos de limpeza, além de bebidas, alcoólicas ou não.
Verduras livres de agrotóxicos. Os chamados produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos. O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas como café e vinho.
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.
Assim, produto orgânico é aquele produzido em conformidade com a lei dos orgânicos. O Ministério da Agricultura emite um selo, atestando que ele foi produzido dentro dos conformes. Portanto, só é orgânico aquele produto que possui o selo.
Os produtos naturais exigem uma produção menos industrial, não permitindo a utilização de fragrâncias, componentes químicos ou corantes sintéticos. Ele também não possui conservantes artificiais. Os cosméticos orgânicos são produzidos com matéria-prima sem agrotóxico e com um cultivo sustentável.