Caligrafia ruim pode fazer mal à saúde Desses, estima-se que 10% sejam por "garrancho médico". Para Florisval Meinão, da Associação Médica Brasileira, a letra ilegível vem da faculdade: "Os estudantes têm de anotar muitas coisas muito rápido durante quase 10 anos de formação. Não há caligrafia que resista".
Resumo: A disgrafia é um transtorno de aprendizagem também chamado de letra feia. Caracteriza-se como uma dificuldade na escrita, devido a um problema perceptivo-motor, que afeta a capacidade de escrever letras, palavras, frases, números e símbolos.
Segundo a especialista, o tratamento da disortografia é feito, em um primeiro momento, com um fonoaudiólogo e, depois, com um psicopedagogo. Já a disgrafia pode ser tratada com um terapeuta ocupacional, um psicomotricista ou algum fonoaudiólogo especializado na área.
Sinais/Sintomas da Disgrafia
A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.
Na disgrafia, os sintomas são muito relacionados ao ato motor: traços muito grossos ou finos, pequenos ou grandes, letras separadas ou ilegíveis, dificuldade em usar lápis ou caneta, letras trêmulas, borrões e desorganização geral no papel são alguns dos sinais.
O tratamento para a discalculia deve ser feito em conjunto pelos pais, familiares, amigos e professores e consiste em ajudar a criança a desenvolver estratégias que permitam contornar o seu problema.
Quais os Sintomas de Disgrafia?