Porque o iluminismo combatia o Antigo regime, combatia a monarquia absolutista -onde só o rei tinha o poder de tudo, combatia o mercantilismo, onde só o rei tinha poder e mandava no comercio, economia, e também combatia o privilegio, pois só o clero e a nobreza eram privilegiados e a burguesia estavam sendo ignorados.
Resposta: Os iluministas se opunham contra ao Antigo Regime. Eles propunham mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O primeiro grande ataque frontal contra o Iluminismo foi realizado por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Rousseau possui uma merecida reputação de ser um bad boy da filosofia francesa do século XVIII. No contexto da cultural intelectual do Iluminismo, Rousseau foi uma importante voz discordante.
Os ideais iluministas giravam em torno da liberdade, do progresso e do homem. O movimento queria amenizar as desigualdades sociais e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade, a propriedade, a vida e a defesa.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Alguns se opunham à religião em seus escritos, criticando o poder que a Igreja exercia sobre as pessoas. Também questionavam o poder absoluto dos monarcas para ditar leis e atacavam o direito divino, ou seja, a ideia de que os reis governavam por vontade de Deus.
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.
ITEM 01. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo? Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa. ... Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas. Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.
Os iluministas criticavam principalmente o antigo regime, pelo fato dele não permitir liberdade e igualdade entre as pessoas. Os grandes nomes foram: Montesquieu, Votaire e Rousseau.