Para começar, os dentes de leite são assim chamados porque apresentam uma coloração mais esbranquiçada do que os dentes permanentes, se assemelhando à cor do leite.
Para perceber melhor os dentes permanentes, basta observar as pontas dos dentes incisivos, superiores e inferiores. Se estes apresentarem característica de serrinha ou mamelões na borda ao nascerem, são os dentes permanentes.
Os segundos molares completam o conjunto e são os últimos a nascer: em ambas as arcadas, eles irrompem por volta dos 2 anos de idade (inferiores, de 23 a 31 meses, e superiores, de 25 a 33 meses) e também são os últimos a cair, entre 10 e 12 anos.
Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.
O dente de leite serve como uma diretriz para o nascimento dos permanentes. Ele garante o espaço necessário, estimulam o crescimento dos ossos da face, além de várias outras funções.
Dentes dos bebês A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca. Esses dentes reservam espaço para os dentes permanentes que irão substituir os dentes decíduos após estes caírem.
Uma vez que os dentes decíduos são concebidos para cair, eles têm raízes com formatos diferentes aos dos dentes permanentes, isso segundo o site Saúde das Crianças (conteúdo em inglês), as raízes da dentição decídua são mais finas que as raízes dos dentes permanentes.
Esses botões começam a romper a superfície da gengiva em algum momento entre os 3 e os 12 meses.
Os primeiros a nascer são os dois dentes da frente da parte inferior, geralmente quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente; o primeiro dente do bebê pode surgir a partir dos 5 meses até 1 ano.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.