Dentre as causas do dedo do pé em martelo estão metatarsos ou ossos dos dedos incomumente longos, alinhamento inadequado das superfícies articulares dos pés, artrite reumatoide e anos de uso de calçados mal ajustados.
Artrose: Enquanto a artrite é uma inflamação que atinge a articulação, a artrose é uma condição crônica que causa perda da cartilagem articular e consequente degeneração dos ossos e muito comum em paciente de terceira idade. O desgaste da cartilagem acontece por uma causa natural ou consequência de alguma doença.
Esses movimentos involuntários são chamados de Distonia no pé, e se Caracterizam por uma alteração no tônus (Estado de Sensibilidade do Sistema Nervoso, responsável por controlar e influenciar os músculos esqueléticos/ estado regular de elasticidade e resistência de um órgão ou tecido, no caso Músculo).
Os tratamentos cirúrgicos são osteotomia em cunha de fechamento, osteotomia em cunha de abertura, e osteotomia em cunha reversa. As radiografias dos dedos são úteis no planejamento do procedimento cirúrgico.
A artrose, por sua vez, é uma degeneração que começa na cartilagem entre as juntas e os ossos, processo que dificulta a movimentação. Com a degradação desse amortecedor, a fricção aumenta a tal ponto que fica quase impossível mexer os dedos.
Veja lista de quais são os problemas mais comuns nos pés e o que pode ser feito em cada situação.
Pode ser simplesmente fisiológico em algumas situações, mas também pode indicar problemas como estresse ou ansiedade. Podem ainda estar relacionados a males maiores, mas nesse caso existiriam outros espasmos. Caso haja a persistência do espasmo, aconselho que procure um neurologista.