Porque eles têm característica de ácido e de base numa mesma molécula. Explicação: Por apresentarem um grupo ácido (carboxila) e outro básico (amina), dependendo da característica do composto que entra em contato com o aminoácido, ele reage como base ou como ácido demonstrando assim a sua característica anfotérica.
Aminoácidos são anfóteros, moléculas anfipróøcas, podendo doar ou receber prótons (H+) de acordo com o conceito ácido- base de Brönsted-Lowry; pH fisiológico → íon dipolar, denominado zwitterion, formado com a protonação do grupo amino pelo ácido carboxílico.
Propriedades ácido-básicas dos aminoácidos Os aminoácidos são ANFÓLITOS, ANFIPRÓTICOS ou ANFIPÁTICOS, porque contêm (pelo menos) um grupo ácido e um básico. ... Assim, em valores de pH mais ácidos do que o pKa, o grupo se encontra protonado (COOH), e acima desprotonado (COO-).
Zwitterion, do alemão "zwitter" (híbrido), "sal interno" ou "íon dipolar" é um composto químico eletricamente neutro, mas que possui cargas opostas em diferentes átomos. O termo é mais utilizado em compostos que apresentam essa cargas em átomos não-adjacentes.
A ligação peptídica é aquela que ocorre entre um carbono e um nitrogênio, resultantes da desidratação entre dois aminoácidos quaisquer. Ligação peptídica é o nome dado para a interação entre duas ou mais moléculas menores (monômeros) de aminoácidos, formando, dessa maneira, uma macromolécula denominada proteína.
Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, libertando uma molécula de água (H2O). ... Esta ordenação planar rígida é o resultado da estabilização por ressonância da ligação peptídica.
ou hidrofóbico: são os menos solúveis, devido à ausência de grupamentos hidrofílicos no grupamento R. São eles: Cadeia alifática hidrocarbonada: alanina, leucina, isoleucina, valina e prolina; Anel aromático: fenilalanina e triptofano; Tioéter: metionina. Hidrogênio: glicina.