Um nariz vermelho pode ser o sinal de muitas coisas. Tipicamente, aumento do fluxo de sangue na pele na região do nariz causa a vermelhidão. Este fluxo elevado pode ser causado por emoções, como ficar com vergonha ou por ter ingerido álcool. Pode também vir de problemas inflamatórias na pele, como rosácea.
Assim, pode ser indicado passar um creme no local da vermelhidão ou apenas sabonete neutro hidratante, além de protetor solar com alto fator de proteção.
A vermelhidão no rosto normalmente é uma reação natural do corpo diante de situações de estresse, como nervosismo, raiva ou vergonha. O estresse emocional faz com que o sistema nervoso autônomo provoque uma dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a face vermelha e quente. É o chamado rubor facial.
Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
A inflamação faz a mucosa do nariz inchar e criar mais fluido (muco) do que o habitual. Há várias causas possíveis para esta condição, incluindo infecções virais, poeira, alguns medicamentos, alguns distúrbios hormonais e as mudanças do tempo.
Tratamentos médicos para a dermatite seborreica Seu dermatologista pode prescrever pomadas antifúngicas (contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina) que combatem o pityrosporon oval. Os tratamentos locais à base de lítio também são eficazes.
Dicas de como acalmar o rubor na pele e a vermelhidão no rosto
Entre os fatores mais comuns para desencadear a rosácea estão a pré-disposição genética, alterações emocionais e hormonais, de temperatura, exposição solar, além da ingestão de alimentos como café, chás, bebidas alcoólicas e de medicamentos tópicos como corticóides e para doenças neurológicas.
Calor na cabeça que afeta também o rosto é sintoma de alteração da circulação. Podemos citar algumas das causas possíveis, como a enxaqueca, pré-menopausa, hipertensão arterial (pressão alta) e até mesmo estresse e ou ansiedade.