Após a derrota japonesa, o Tratado de São Francisco (1951) baniu a mencionada bandeira dos símbolos nacionais japoneses. Hoje, ela é usada apenas para as Forças de Autodefesa do Japão. A bandeira do Japão, por conta da propaganda nacionalista e bélica, não era bem-vista no período pós-guerra.
A Bandeira do Sol Nascente Essa bandeira foi utilizada pelas Forças Armadas japonesas, em especial, pela Marinha Imperial, entre 18 - fim da Segunda Guerra Mundial. Ela é um símbolo da política expansionista do Japão durante o século XIX, quando o país se lança ao mar para conquistar novos territórios.
O Círculo Vermelho Simboliza o Sol A bandeira nacional do Japão é chamada Hinomaru, uma palavra japonesa que, literalmente, significa "círculo do sol". Não se sabe ao certo quando o círculo do sol foi usado pela primeira vez em bandeiras e painéis.
A bandeira, conhecida em japonês como Kyokujitsu-ki (旭日旗), foi adotada pela primeira vez como bandeira naval em 7 de outubro de 1889, e foi usada até o final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Foi re-adotada em 30 de junho de 1954, e hoje é usada como bandeira naval da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).
O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. A Constituição o define como "símbolo do Estado e da unidade do povo" e ele não possui poderes relacionados ao governo. O poder, concedido por soberania popular, Câmara dos Conselheiros da Dieta Nacional do Japão (3 de Novembro de 1946).
Também conhecida como a Bandeira do Sol Ela é composta apenas por um retângulo de cor branca que simboliza honestidade e pureza e um círculo no centro de cor carmesim, um tom parecido com o vermelho, que representa a paixão e a sinceridade.