Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, que por sua vez são formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço.
O ar pode ser considerado matéria pois, assim como toda matéria, possui massa e ocupa um lugar no espaço. O ar é constituído por elementos químicos gasosos tais como o oxigênio, ou nitrogênio e o gás carbônico, TODO ELEMENTO QUÍMICO é matéria, assim como tudo que é dele formado também deve ser considerado matéria.
O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente em que não exista outra matéria. Por exemplo, em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa. O ar tem massa.
Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. "Para que um objeto seja visto é preciso que um raio de luz incida sobre ele, refuta e atinja o olho do observador", diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.
Por exemplo, no processo de respiração quando inspiramos nossos pulmões inflam, assim o ar ocupa um espaço dentro deles. E quando expiramos há relaxamento do diafragma, movendo-se para cima fazendo a compressão dos pulmões para que o ar saia.