O bico das aves é formado de duas partes: a mandíbula superior e mandíbula inferior. A forma do bico varia muito em função do hábito alimentar ou seja, depende do que uma ave se alimenta. Também no bico situa-se o par de narinas por onde o ar entra e sai durante a respiração.
Apesar das diferenças no formato e no uso, todos os bicos são feitos de uma estrutura óssea com uma camada de queratina (a mesma proteína presente nas nossas unhas e cabelos). Eles crescem continuamente conforme são desgastados, ao longo de toda a vida do pássaro.
Curiosidades: Seu longo bico é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores.
A forma do bico também influencia o modo como ele canta para atrair fêmeas. Quanto mais fino for o bico, mais sofisticada é a canção. Quanto mais maciço ele for, menos variado é o repertório. O resultado em termos de evolução biológica é uma acelerada criação de novas espécies a partir de um ancestral comum.
A vantagem é de que com os tipos diferentes de bicos, elas conseguem pegar seu alimento natural.
Resposta: A vantagem é de que com os tipos diferentes de bicos, elas conseguem pegar seu alimento natural.
A disposição mais comum e conhecida é do pé anisodáctilo, onde três dedos são dispostos para frente e um, o hálux (ou dedão), que é o primeiro, fica em posição contrária, voltado para trás. Está presente em todos os Passeriformes, nas aves de criação, como galinhas, patos, codornas, etc.
Resposta: As evidencia de que aves se alimentaram de insetos apenas olhando suas escretas podem ser vista com o fragmento do exoesqueleto, formado de quitina que demoraria a se degradar no sistema digestivo da ave e assim sairia com fraguento nas suas escretas.
beija-flor O beija-flor é uma ave conhecida por algumas particularidades do seu voo: é a única ave que consegue voar para trás e a única que consegue parar no ar enquanto voa.