A expressão Cortina de ferro refere-se à fronteira que, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, dividiu a Europa ocidental do leste Europeu, região dominada pela União Soviética. ... No mesmo discurso, Churchill disse ainda que era necessário evitar que outra catástrofe como o nazifascismo voltasse a destruir a Europa.
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental.
Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
A expressão Cortina de Ferro – criada pelo escritor russo Vasili Rozanov – refere-se à separação estabelecida no Leste Europeu, região controlada pelo antiga União Soviética (US), após o término da Segunda Guerra Mundial. ... De Stettin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma Cortina de Ferro desceu sobre o continente".
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores do conflito — União Soviética e Estados Unidos — dividiram a Alemanha em duas porções: ocidental e oriental. Também ocorreu a participação de outras nações nesse processo, como o Reino Unido e a França.
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. ... O que marcou a divisão histórica da Europa durante a Guerra Fria foi o surgimento dos países da Cortina de Ferro.
Em 1946, há exatos 75 anos, a expressão "Cortina de Ferro" foi utilizada pela primeira vez. Ela apareceu em um discurso de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico. O termo refere-se à divisão da Europa entre territórios capitalista e socialista, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A Geopolítica da Europa, apesar de não possuir um território extenso, é dividida em numerosos países pequenos e médios. Alguns como, como o Vaticano, Mônaco e San Marino, não são maiores do que uma cidade; outros são pouco mais extensos: Liechtenstein, Malta e Andorra.
Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi "criada" no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).