Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi "criada" no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).
Veja a economia da Europa por regiões: Europa Ocidental: Entre os países da Europa ocidental destacam-se a Espanha, França e o Reino Unido. ... Nessa região além da indústria destacam-se a produção de energia, a extração de minerais, o cultivo de cereais e a atividade turística, com destaque para Mônaco.
Os países que fazem parte da Europa Ocidental, como o Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, possuem de maneira geral economia desenvolvida. Esses países são bastante visitados especialmente pelas suas histórias, presença de museus, pela gastronomia e belas paisagens.
População da Europa Ocidental Ao total, o continente abriga mais de 740 mil pessoas.
Sua extensão territorial é de 323.895 km² e composta segundo o último senso por 4.812.190 habitantes, sendo 2.392.221 homens e 2.419.969 mulheres.
O que marcou a divisão histórica da Europa durante a Guerra Fria foi o surgimento dos países da Cortina de Ferro. Contudo deve se fazer uma ressalva: o Muro de Berlim foi erguido em 1961, portanto no contexto da Europa divi- dida pela Guerra Fria.
Os Quatro Grandes, também conhecidos como G4 ou UE4 (em inglês: EU4), é um grupo internacional informal composto por Alemanha, França, Itália e o Reino Unido. Estes países são considerados as maiores potências do continente europeu e integram individualmente os grupos G7, G10 e G20 de maiores economias.
A Europa Oriental é uma região geográfica localizada na área leste do continente europeu. Em comparação com a parte ocidental, a oriental é menos desenvolvida do ponto de vista econômico. - A população da Europa Oriental é de, aproximadamente, 265 milhões de habitantes (estimativa 2020).
É considerada a Europa Oriental desde a fronteira germano-polonesa (germano-polaca), Hungria, Eslovênia, Croácia; até os montes Urais, divisão natural entre Europa e Ásia.
Segundo a Organização das Nações Unidas, utilizando o critério de divisão por regiões geográficas, a Europa ocidental atualmente compreenderia a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mónaco, os Países Baixos e a Suíça.