O vampirismo clínico, também conhecido popularmente como Síndrome de Renfield, é um distúrbio psicológico relacionado a uma obsessão por sangue. Este é um distúrbio grave mas raro, sobre o qual existem poucos estudos científicos.
O sentimento de prazer em relação à dor ou sofrimento de outras pessoas é uma resposta biológica, segundo pesquisa publicada no "Annals of the New York Academy of Sciences". A reação, definida pela expressão alemã "Schadenfreude", foi observada em uma série de quatros experimentos.
Ao ver sangue, é comum ter a sensação de mal-estar, mas nada próximo a um desmaio. Quando isso acontece, significa que a pessoa passou do seu limite. Algum conflito foi ativado e ela não suportou a situação. Na psicanálise, isso é chamado de sintoma neurótico, como efeito de uma neurose.
Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar. Porém, esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa dependendo do grau do transtorno.
Disfunções sexuais são caracterizadas pela dificuldade do indivíduo de responder sexualmente ou de sentir prazer sexual. Podem afetar o desejo de iniciar uma relação, a excitação durante o ato e/ou o orgasmo, causando desconforto ou dor durante a atividade sexual, com sofrimento na maioria das relações.
O mesmo se aplica quando essas pessoas vêem sangue e passam muito mal, a melhor maneira é imediatamente se sentar ou mesmo se deitar para evitar a queda de pressão e o desmaio. Isso é chamado de reflexo vagal que ocorre em algumas pessoas mesmo que totalmente sadias.
Você conhece alguém que desmaia ao ver sangue? Pode ser que essa pessoa tenha hematofobia, uma patologia psicológica caracterizada pelo medo irracional e exagerado ao ver sangue. Segundo especialistas, isso ocorre pois quem sofre de hematofobia relaciona o sangue com vulnerabilidades a lesões e até mesmo a morte.
Fobia Social Teste1. Tenho medo de pessoas em posição de autoridade044. Evito falar com pessoas que não conheço045. Ser criticado me assusta muito046. Evito fazer coisas ou falar com pessoas por medo de passar vergonha047. Chego a transpirar na frente dos outros e fico angustiado04
5 sinais do agressor do abuso psicológico