A base fundamental de usar o cotidiano como estímulo para o aprendizado em sala de aula, baseia-se no interesse do aluno, em relação ao que ele entende, convive, vivencia e pode argumentar e questionar a partir de seus conhecimentos prévios.
A aprendizagem ao longo da vida é formada por 4 pilares:
A Cotidiana é uma escola que nasceu com o objetivo de oferecer um espaço educativo que promova um tempo de aprendizagem e relações respeitando as particularidades das crianças e de suas infâncias. Que viabiliza o atendimento às necessidades de desenvolvimento integral das crianças.
A escola, muito mais que um ambiente de pesquisa onde se encontra e trabalha o conhecimento da Matemática, da Física, da Química etc, é o espaço onde o indivíduo terá pela primeira vez a chance de compartilhar um pouco da vida com outras pessoas que não fazem parte de sua família.
A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola. ... A partir dessa definição, organizam-se as atividades propostas para a criança. Importante destacar que essa organização não pode ser rígida, pode ter alterações e adaptações no dia a dia, dependendo de situações inusitadas.
A história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
Para aplicar o lifelong learning na sua organização, é fundamental adotar fontes confiáveis de aprendizado. Essa cultura envolve a aprendizagem por múltiplas fontes e metodologias, mas é necessário que essas referências tenham credibilidade e competência.
O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta". ... O lifelong learner foge do modelo formal de educação. Ele não precisa de ensino imposto via tarefas, pois é auto-motivado para buscar as experiências que interessam a ele", explica.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. ... O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem.
As situações de aprendizagem alimentam e movem a construção de Projetos de Vida dos estudantes na escola, não configurados como projeções para um futuro, mas como ações vividas e conduzidas num tempo presente, que exigem urgência na tomada de decisão para a melhor gestão das aprendizagens.