O acadêmico Domício Proença ressalta que gratidão significa reconhecimento por algum benefício. De modo geral, costuma-se expressar gratidão a alguém que nos prestou um serviço, nos fez um favor ou nos trouxe ajuda. O curioso, ele observa, é que nas redes sociais a palavra não é destinada a alguém específico.
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser "por nada" (não me agradeça por nada), "obrigado a você (sou grato a você)", "obrigado eu (grato fico eu)" .
Gratidão, por sua vez, está ligado ao latim "gratia" – "graça", literalmente – ou "gratus", "agradável". Falar "gratidão" em vez de "grato" dá, para os adeptos do termo, um efeito poético para o discurso: tira o sujeito da frase e se foca no sentimento como uma coisa maior. E faz sentido, claro.
Já a palavra gratidão significa: "sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento", você demonstra sentimento e respeito pelo gesto da pessoa, sem o sentimento de que "deve algo em troca".
A palavra é usada como um agradecimento, significando assim o obrigado e também , usado, como uma despedida , "tchau", "valeu". ... Muito usada entre os jovens do país inteiro. Há vestígios de que a expressão tenha surgido entre os jovens da classe média do Rio de Janeiro em meados do século XX.
Obrigada/Obrigado é uma forma direta de agradecer. Exemplo: Obrigada pela sua presença. Valeu é totalmente informal e usado somente em diálogos.