As ONGs não substituem o papel do Estado, por isso mesmo é que atuam também na defesa do cumprimento das leis e dos direitos dos cidadãos. Estas entidades são importantes na sociedade pois levam ao conhecimento da população e do Estado as necessidades de grupos diversos, apresentando suas pautas e cobrando soluções.
As organizações não governamentais (ONGs) são entidades privadas da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é defender e promover uma causa política.
As ONGs trabalham para aumentar a eficiência das políticas públicas e inovar nas soluções, otimizando seus resultados. Elas ajudam a criar e desenvolver redes de conhecimento e de ação. Com flexibilidade e dinamismo, é mais fácil trocar informações e buscar parceiras entre aqueles que buscam o mesmo propósito.
O Greenpeace é uma das organizações não-governamentais ambientais mais conhecidas do mundo. ... Segundo o Greenpeace, sua missão é defender o meio ambiente e promover a paz por meio de campanhas independentes que utilizam confrontos criativos.
As Ongs têm agido de forma participativa no quadro político mundial uma vez que pressionam empresas e Estados em prol de seu objetivo, mobilizando a opinião pública, atuando, por exemplo, na defesa de patrimônios ecológicos, direitos da criança, etc.
As 10 ONGs brasileiras mais influentes
As ONGs são consideradas entidades privadas, mas sem fins lucrativos, uma vez que sua finalidade é exclusivamente de auxiliar a sociedade. ... Atuando por meio de voluntários que se colocam à disposição para ajudar o próximo, as ONGs são verdadeiras entidades que promovem o bem.
Por que as ONGs existem? No Brasil, as organizações surgiram com o objetivo de promover cidadania, lutar pela defesa dos direitos humanos, democracia política e social. Em outras palavras, os cidadãos se organizaram para elaborar metas e políticas públicas, as quais o poder executivo não atendia.
As ONG`s também, exercem um importante papel no processo de globalização, assumindo determinadas funções do Estado, fazendo pressões às organizações da tecno- economia e realizando programas de apoio às populações que estão na economia informal e que sustenta a economia "grunge", através da "organização de redes em ...