Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'. Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.
Contudo, cada um dos ácidos nucleicos é formado por um nucleotídeo diferente. Enquanto o DNA é constituído pela desoxirribose, que possui em sua estrutura menos átomos de oxigênio, o RNA é constituído pela ribose. É daí que vem o nome dessas estruturas: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA).
Como os nucleótidos se unem uns aos outros pelos substitutos unidos aos seus átomos 5' (onde está o fosfato) e 3' (onde há um OH), os ácidos nucleicos têm extremidades 5' (onde está o fosfato terminal livre) e 3' (onde está o OH terminal livre).
A ciência propõe duas explicações para essa dúvida metafísica. A primeira, mais tradicional, é: o sentido (objetivo) da vida é se reproduzir, ou seja, ter filhos. Ponto. Isso vale tanto para nós como para o sabiá, o cordeiro patagônico ou o bicho-da-seda.
A replicação do DNA ocorre de forma semiconservativa, visto que cada um dos filamentos complementares da dupla fita parental é conservado durante o processo. ... Dessa forma, uma nova fita de DNA é sintetizada na direção 5´ para 3´.
Ela sintetiza a fita de RNA na direção de 5´para 3´, enquanto a leitura da fita molde de DNA ocorre na direção 3´para 5´. A fita de DNA molde e a fita de RNA são antiparalelas entre si. A RNA polimerase sempre constrói uma nova fita de RNA na direção 5' para 3'.
Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA. Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.
Os ácidos nucléicos são macromoléculas encontradas nas células de todos os organismos existentes. ... A função dos ácidos nucléicos é controlar a síntese protéica, armazenando e transportando as informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA.